quinta-feira, 14 de março de 2013

Francisco



 
O conclave que elegeu o Papa Francisco produziu algumas surpresas que foram acolhidas pelo mundo católico como sinais da presença e ação do Espírito Santo, apontam para uma benéfica conversão na cúria romana e renovam a esperança e o fervor dos fiéis.
A eleição de um papa que em momento algum, desde a renúncia de Bento 16, figurava nas listas dos cardeais papáveis construídas pelos “vaticanistas” e oportunamente divulgadas pela imprensa, revela que o espírito humano ainda é um recôndito imperscrutável onde Deus pode agir livremente.
Um papa da América Latina inclui um olhar diferente sobre os desafios da Igreja no mundo globalizado e abre a possibilidade de conversões profundas e duradouras na vida da Igreja.
A adoção do nome Francisco em uma clara referencia a São Francisco de Assis e o estilo de vida pessoal simples que marcou sua ação pastoral são indicadores de como será o seu pontificado.
A simplicidade da sua apresentação pedindo as orações do povo em seu favor antes de rezar por ele mostra a consciência de uma tarefa difícil, cuja realização satisfatória depende da comunhão fraterna entre o clero e o laicato.
Com todos esses indicadores a Pastoral da Ecologia soma-se aos católicos do mundo inteiro e reza para que Francisco conduza a Igreja com os valores adotados pelo Santo: oração, humildade, pobreza e muito, muito cuidado com a natureza cujos elementos e criaturas foram elevados por ele à categoria de “irmãos”.
Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário